Dados do INE “são motivo de orgulho”, afirma Rita Marques

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, relativos ao ano de 2019, são “motivo de orgulho pelo trabalho feito por todos que revelam resultados, mais uma vez, históricos”, afirma a secretária de Estado do Turismo.

No comentário divulgado pelo Gabinete do ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Rita Marques sublinha que “o turismo em Portugal continua a crescer nas vertentes interna e internacional e a ritmo bastante superior ao crescimento da procura mundial”. Para a governante “os resultados também continuam a demonstrar uma clara tendência de diversificação de mercados, com crescimentos exponenciais nos EUA e na China”.

Para a secretária de Estado do Turismo, os resultados de 2019 vêm demonstrar a sustentabilidade do crescimento da actividade turística em Portugal, dada a “redução contínua dos níveis de sazonalidade, ao mesmo tempo que o sector consolida a posição de maior actividade exportadora do país”.

“O turismo em Portugal é, hoje, uma actividade que se estende por todo o território, ao longo de todo o ano, pelo que a atracção de recursos qualificados para esta actividade reveste uma prioridade”, sustentou Rita Marques.

De acordo com os dados preliminares divulgados pelo INE, Portugal recebeu 27 milhões de hóspedes em 2019 que originaram 69,9 milhões de dormidas (ler notícia). Os indicadores divulgados reflectem crescimentos em todas as regiões, à excepção da Madeira.