Delta Air Lines quer ser primeira companhia neutra em carbono

A companhia aérea vai aplicar, a partir de 1 de Março e ao longo dos próximos 10 anos, mil milhões de dólares em inovação, no avanço de tecnologias de transporte aéreo limpas, na aceleração da redução de emissões e resíduos de carbono e no estabelecimento de novos projectos para atenuar o balanço das emissões.

“À medida que conectamos clientes em todo o mundo, é nossa responsabilidade cumprir a promessa de reunir pessoas e garantir o máximo cuidado com o nosso ambiente”, afirma Ed Bastian, CEO da Delta, que acrescenta que “agora é o tempo de acelerarmos os nossos investimentos e estabelecermos um compromisso ambicioso”.

O sector da aviação responde por cerca de 2% das emissões globais de dióxido de carbono. A pegada de carbono da Delta é o seu maior impacto ambiental, com 98% das suas emissões a ser provenientes dos seus aviões. “Não há desafio que enfrentemos que exija mais inovação do que a sustentabilidade ambiental e sabemos que não há uma solução única”, atesta Bastian.

Para se tornar neutra em carbono, a companhia tem como objectivo reduzir a sua pegada através de esforços para diminuir o uso de combustível de aviação e aumentar a eficiência. As áreas de foco incluem um programa de renovação de frota, operações de voo aprimoradas, redução do peso e maior desenvolvimento e uso de combustíveis sustentáveis de aviação.

A Delta vai também investir em projectos e tecnologia inovadoras para remover as emissões de carbono da atmosfera, que vão além dos compromissos actuais da companhia. Vai construir alianças com colaboradores e fornecedores, parceiros globais, clientes, colegas do sector, investidores e outras partes interessadas para avançar nas metas de redução e remoção de carbono.

A estratégia de carbono vai ser responsável pelas emissões ao longo do negócio, tanto no ar como em terra. Pretende criar novos projectos e métodos para reduzir a sua pegada de carbono, proteger as comunidades globais e tornar mais fácil a outra organizações explorar opções semelhantes para lidar com as suas próprias pegadas. Os Princípios de Sustentabilidade Ambiental da Delta englobam, então, a Acção, Inovação, Colaboração, Evolução e Transparência.