Destinos portugueses dão cartas ao nível da sustentabilidade

Seis destinos portugueses estão na lista dos Top 100  de localidades mais ecológicas do mundo, saídos da conferência Global Green Destinations Day que se realizou este ano em Ljubliana. Da lista, são destacados os Açores, Sintra, Lagos, Região Oeste, Cascais e Parque Nacional de Peneda-Gerês.

Organizada pela holandesa Green Destinations, esta é uma conferência que premeia as cidades mais ecológicas a nível mundial e, à semelhança do que aconteceu em 2014, Portugal aparece bem representado, uma vez que apenas a Croácia e a Holanda tiveram mais presenças no Top 100 do que nosso país, com oito zonas nomeadas cada uma.

A escolha de Ljubliana como anfitriã da conferência deveu-se ao facto de a cidade eslovena ser este ano a Capital Verde da Europa, depois de Bristol (2015) e Copenhaga (2014).

Baseado em 15 critérios, os destinos verdes tiveram de fornecer previamente informações sobre o local e os esforços no intuito de manter a sustentabilidade em benefício dos visitantes, residentes e também do resto do mundo. Tiveram-se também em conta questões como a protecção da fauna e da flora, o engajamento das populações no desenvolvimento do turismo e a valorização de produtos locais.

Este prémio chega alguns meses apenas antes do início do “Ano Internacional do Turismo Sustentável”, proclamado pelas Nações Unidas e que será celebrado em 2017.