Dia Internacional da Aviação Civil sob o signo da cooperação

O Dia Internacional da Aviação Civil é celebrado este ano sob o lema da cooperação e da parceria, trabalhando todos juntos para que nenhum país seja deixado de fora.

O 7 de Dezembro é observado todos os anos com o intuito de aumentar a consciencialização sobre a importância da aviação civil e o papel que a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) desempenha no transporte aéreo internacional. A ICAO é um organismo das Nações Unidas (ONU) responsável pelo desenvolvimento de normas internacionais para a segurança da aviação.

De acordo com o presidente do organismo, Olumuyiwa Benard Aliu, “voar continua a ser a forma mais segura de transporte, porque a segurança da aviação beneficia de um incrível esforço de equipa, sejam governos, companhias aéreas e operadores de aeroportos, fabricantes e prestadores de serviços, pessoal de manutenção e outros que fazem da segurança sua prioridade”.

O dirigente realçou que “a cooperação também torna as nossas aeronaves e instalações mais seguras e melhor preparadas para se adaptar às ameaças novas e emergentes. Da mesma forma, a eficiência das operações aéreas a nível mundial está a ser continuamente melhorada através de novas abordagens cooperativas, como a gestão do fluxo de tráfego aéreo”.

O dirigente lembrou que uma maior liberalização e multilateralismo foram também identificados como objectivos cruciais para a futura viabilidade económica do transporte aéreo, para referir ainda que “no domínio ambiental, especialmente em 2016, o forte compromisso da nossa comunidade de se unir em nome do nosso planeta ajudou a aviação a mostrar mais uma vez a sua força e liderança através de novos e históricos padrões de controlo de emissões e acordos”.

“A aviação civil internacional continua a ser o nosso exemplo mais notável de cooperação humana bem sucedida e de parceria global, e um brilhante exemplo para o mundo de quanto podemos alcançar quando enfrentarmos juntos os nossos desafios comuns”, conclui o presidente da ICAO.