Júlio Meirinhos perfila-se à presidência da TPNP

Com o lema “Turismo em toda a região”, o ex-presidente da Câmara de Miranda do Douro, Júlio Meirinhos, anunciou que é candidato à presidência da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), apontando que é por “missão”.

Em declarações à Lusa o também ex-deputado pelo PS e ex-governador civil de Bragança, que não avançou com datas para apresentação da candidatura, mas disse que tem recebido “o apelo de imensos autarcas”, considerou que “é uma candidatura transversal a toda a região. Não é uma candidatura partidária e muito menos uma candidatura de uma sub-região”.

“Não é para qualquer trampolim político, tenho uma carreira feita. Considero-me totalmente disponível e tenho convicção de que tenho canal aberto e um bom entendimento com a tutela no sentido de conseguir um grande reforço de verbas, porque a situação é neste momento negra”, afirmou Júlio Meirinhos.

Avançou que, além de estar focado em “repartir partidariamente” a lista, quer “repartir a gestão entre homens e mulheres”, apontando que Joana Garrido, ex-vereadora do Turismo da Câmara de Barcelos, ligada ao PSD, será sua vice-presidente se vier a ser eleito.

Refira-se que no passado dia 05 de Dezembro, no final de uma reunião em Viana do Castelo, o até aqui presidente da mesa da Assembleia-Geral da TPNP, Eduardo Vítor Rodrigues, anunciou a marcação de eleições antecipadas para 18 de Janeiro, uma decisão que aconteceu após três dos cinco elementos da comissão executiva terem apresentado demissão. O também presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia adiantou que nas eleições também será votada uma nova Assembleia-Geral.

Quanto a Júlio Meirinhos, é advogado, formado pela Universidade de Coimbra. Entre os vários cargos que exerce ou exerceu destacam-se a ligação ao Comité das Regiões em Bruxelas e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Em 2002 presidiu à Região de Turismo do Nordeste Transmontano e em 2008 incluiu a comissão instaladora da actual entidade regional.