EHTC participa numa viagem de intercâmbio à Croácia

De 2 a 7 de Setembro, alunos e professores da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra participam numa viagem de intercâmbio à Ugostiteljska Skola Opatija, na Croácia, no âmbito da iniciativa “Move2Learn, Learn2Move”, apoiada pelo projecto educativo europeu eTwinning.

O projecto eTwinning “Mind your Diet”, desenvolvido pelos alunos finalistas do curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, no ano lectivo 2016/2017, teve como objectivos pedagógicos reconhecer e tomar consciência da importância da adopção de uma alimentação saudável, pesquisar e sistematizar informação em fontes bibliográficas credíveis sobre alimentos, nutrientes e sua integração em diferentes padrões alimentares, bem como a sua influência na saúde, aprender a elaborar menus adequados do ponto de vista nutricional, partilhar e conhecer culturas, tradições gastronómicas e hábitos alimentares dos países envolvidos, desenvolver competências ao nível da oralidade e escrita da língua inglesa, capacitar para a utilização de ferramentas TIC, especialmente web.

O programa contou com a participação e parceria de escolas homólogas de diferentes cidades europeias, como Gdansk (Polónia), Opatija (Croácia), Girona (Espanha), Milão (Itália), Pendik e Yunusemre (Turquia). Além dos selos nacional e europeu de qualidade, foi-lhe atribuído o prémio na categoria do ensino profissional, classificado entre os melhores projecto eTwinning 2017. O projecto foi ainda contemplado com esta deslocação à Croácia, fazendo parte das 5.000 atribuições entre 8.000 solicitações, dentro de 533 projectos submetidos. A viagem foi planificada de forma a minimizar a pegada de carbono, promovendo a sustentabilidade ambiental.