Emprego qualificado no turismo é prioridade para 2020, afirma Marta Guerreiro

A secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, vincou esta segunda-feira, na ilha de S. Miguel, que a “principal prioridade” para 2020 na área da actividade turística reside em conseguir “mais emprego qualificado no turismo”.

Marta Guerreiro, que afirmou que os Açores vão continuar a trilhar o caminho da valorização turística, indicou que a formação de profissionais assume “grande importância face aos desafios da actualidade, bem como a qualificação dos produtos turísticos e o combate à sazonalidade, sem descurar o investimento na promoção do destino, com crescimento das verbas que lhe são destinadas”.

“Com todos os mecanismos já criados e previstos, estamos em condições de ter mais dinamismo económico e mais emprego no sector turístico, incrementando o que já tem vindo a acontecer durante esta legislatura e que passa, necessariamente, pela valorização das respectivas profissões”, destacou.

A governante açoriana falava nas Furnas, à margem da entrega do Manual “Açores Recebe Genuinamente Bem” à equipa do Terra Nostra Garden Hotel, tendo aproveitado para lembrar que este é um manual dirigido a todos os profissionais do turismo açoriano, caracterizando-se por ser “um guia de apoio às actividades quotidianas, estabelecendo orientações comportamentais e atitudes, tendo como objectivo o atendimento e serviço”.

A secretária Regional, que considerou que “este é mais um exemplo de medidas focadas na qualificação dos recursos humanos, levada a cabo ao longo deste ano”, recordou ainda os planos de formação de profissionais do sector através da Escola de Formação Turística e Hoteleira, que já chegaram a 880 formandos.