Empresas de turismo já podem candidatar-se aos prémios PME Líder e Excelência

As candidaturas aos estatutos PME Líder e PME Excelência 2016 estão abertas para empresas de turismo. Para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, “a marca Portugal cresce e inova através das suas PME”, recordando que “a competitividade e excelência reconhecidas ao sector foram geradas por pequenas e médias empresas, um pouco por todo o país”.

O Estatuto PME Líder tem por objectivo distinguir as empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento.

No caso das empresas do setor do turismo, o Estatuto é atribuído pelo Turismo de Portugal, numa parceria com os principais bancos a operar no país, designadamente o Banco BIC, o Banco BPI, o Banco Popular, o Bankinter, a Caixa Geral de Depósitos, o Crédito Agrícola, o Millennium BCP, o Montepio, o Novo Banco, o Novo Banco dos Açores, e o Santander Totta.

As empresas devem manifestar o interesse na obtenção do Estatuto PME Líder junto de uma instituição de crédito protocolada que efectuará a análise do seu perfil de risco e, no caso de cumprirem as condições de acesso definidas, formalizar a proposta ao Turismo de Portugal.