Enoturismo: Casa das Talhas inaugurada

Fruto de um investimento de  375 mil euros, o novo espaço de enoturismo da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, é uma homenagem ao ancestral Vinho de Talha.

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) inaugurou sexta-feira, 25 de Outubro, o seu novo espaço de enoturismo baptizado com o nome de Casa das Talhas. Tanto o novo espaço como o nome para ele escolhido pretendem “dignificar e valorizar as artes associadas à produção de Vinho de Talha”, levadas pelos romanos para o Alentejo, há dois milénios, informa a cooperativa.

Com um investimento que ultrapassa os 375 mil euros, financiado a 90% pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal, a Casa das Talhas – Centro de Valorização e Dinamização do Vinho de Talha vai, a partir de Novembro, contar com visitas guiadas que vão abranger também a Adega, as Ruínas de S. Cucufate, o Convento de Nossa Senhora das Relíquias e as vinhas centenárias dos produtores, que, nas últimas duas colheitas, têm produzido este tipo de vinho: Haverá,  também, provas de vinhos organoléticas e provas exclusivas, workshops vínicos, eventos e actuações de cante alentejano.

Também ali vão poder ser realizados, por encomenda, almoços e jantares confeccionados à base de especialidades gastronómicas locais e regionais. Com capacidade para 100 pessoas, este novo espaço localizado na ACVCA, poderá, também, ser alugado para eventos, desde festas de aniversário a kick-off meetings.

“Pela herança histórica, cultural e o peso económico que a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito tem nesta região, consideramos que é uma mais-valia investir neste projecto de enoturismo, onde damos a conhecer o processo tradicional de produção do Vinho de Talha, e ao mesmo tempo preservamos um tradição que conta com mais de dois mil anos”, sublinha José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

Afirmando que “a Casa das Talhas acrescenta valor à rota de enoturismo do Alentejo”, o mesmo responsável diz esperar que este novo espaço “contribua para o aumento de número de visitantes na região e alavanque o desenvolvimento económico”.

As vistas à Casa das Talhas vão ser efectuadas por marcação prévia, a partir de Novembro, podendo ser realizadas todos os dias, incluindo feriados, entre as 10h00 e as 16h00.

A inauguração do novo espaço de enoturismo contou com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas e do presidente do Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva