ERT do Alentejo e Ribatejo debate Touring Cultural e paisagístico

Após concluída a fase de diagnóstico em todo o território do “Plano Estratégico para o Touring Cultural e Paisagístico”, a Turismo do Alentejo / Ribatejo apresenta as suas conclusões e dá início ao debate cuja primeira de cinco sessões terá lugar na próxima segunda-feira, 12 de Outubro.

A Pousada de Alcácer do Sal recebe a primeira sessão, às 10h30 e a segunda sessão terá lugar no mesmo dia, às 14h30, na Herdade do Gizo, em Cuba. A terceira sessão acontece a 19 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Portalegre, às 10h30, e a quarta sessão será igualmente às 14h30 na casa do Brasil em Santarém. Por fim, a última sessão terá lugar na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, pelas 10h30 de 26 de Outubro.

A iniciativa insere-se na política de estruturação, qualificação e inovação da oferta turística do território. O desenvolvimento e implementação deste plano visa criar rotas culturais temáticas que contemplem dinâmicas etnográficas e histórico-patrimoniais e se articulem com as redes existentes de percursos naturais, promovendo e impulsionado assim a interacção entre cultura e natureza.

O diagnóstico resultou da realização de reuniões com parceiros públicos e privados, de levantamentos efectuados no terreno e de acções de benchmarking em Itália, nomeadamente em Roma e na Toscânia.

O debate terá como protagonistas os 58 municípios, empresários da restauração, alojamento e animação turística, o Turismo de Portugal, a CCDRA, a Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, o IEFP, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora, a União das Misericórdias Portuguesas, assim como com as Fundações Robinson, Eugénio de Almeida, Passos Canavarro e Alentejo.