ERVA Restaurante tem novo chef executivo

O ERVA, restaurante localizado no Corinthia Hotel Lisbon, conta com um novo chef executivo. Artur Gomes assume os comandos da cozinha e apresenta uma nova carta, que caracteriza como “simples, minimalista, sazonal e com muito sabor”.

O novo chef do ERVA já passou pelo estrelado Celler de Can Roca e pelo Belcanto. Dias depois de terminar o seu estágio no Noma – eleito quatro vezes o melhor restaurante do mundo – e no Noma Lab – laboratório de experiências de fermentação do restaurante – o jovem cozinheiro de 26 anos entra na cozinha do ERVA, como convidado de um dos jantares Sangue na Guelra – Young Chefs With Guts 2018.

No ERVA o verde é símbolo da naturalidade que o chef Artur Gomes quer dar à cozinha, pretendendo uma “exaltação do produto nacional, uma abordagem sustentável, com todo o respeito pela sazonalidade e práticas de desperdício zero”. O novo chef preocupa-se com todo o percurso do ingrediente, desde a origem até à mesa. É “um trabalho de proximidade com os produtores, de pesquisa, de colher na época certa, definindo o que é certo e errado para cada utilização, e de transformar o produto de forma a evidenciar e elevar o seu sabor”.

Da nova carta do ERVA, que inicia com a selecção de pães do dia da Gleba, o chef destaca o Ouriço-do-mar dashi e natas azedas e o Caranguejo, consomé de flores e morango verde para as entradas. Nos pratos principais exalta o Arroz carolino e gamba da costa, o Peixe do dia e couves e os Raviolis de plâncton e algas, nos protagonistas do mar, e a Pá de Cordeiro e Barriga de porco com couve portuguesa e pão ao vapor, nas carnes. Para os “finalmente” dá destaque à fruta da estação, às Texturas de ameixa, à Beterraba e cereja negra, à Pêra e citrinos ou ao Maracujá e trevos.