ESHTE lançou “Sustainable Tourism Law”

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril lançou recentemente, em parceria com a Fundação INATEL, o livro “Sustainable Tourism Law”, uma obra internacional com 832 páginas que respeita aos instrumentos legislativos relativos ao turismo sustentável.

  

A publicação tem também a chancela da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, pela circunstância de em 2017 ter decorrido em Évora, o segundo dia da conferência internacional sobre a temática.

A cerimónia de lançamento teve lugar dia 9 de Outubro, no Cascais Visitor Center, tendo sido presidida por Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que destacou a importância destes eventos internacionais para a região e para o país.

Já Raúl Filipe, presidente da ESHTE, sublinhou que este é o “livro mais completo e mais especializado que já foi editado sobre Direito do Turismo, com a participação de dezenas de autores de diversos pontos do Mundo”.

José Alho, membro da direcção do INATEL e Carlos Torres, organizador da publicação e da conferência, foram outros dos intervenientes na sessão.

No prefácio, Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, refere que o livro “descreve a base legal através da qual políticas e práticas de turismo sustentável podem ser implementadas dentro e fora de Portugal. Apresenta textos académicos fundamentais, vários dos quais provenientes da conferência sobre Sustainable Tourism Law  que decorreu no Estoril, Lisboa e Évora em 9-10 de Outubro de 2017, como parte das comemorações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”.

Destaca ainda que “Governos de todo o mundo continuam a adoptar nova legislação em apoio ao turismo sustentável e competitivo, à redução da pobreza por meio do turismo, à protecção da biodiversidade e do património cultural e ao desenvolvimento da comunidade. Em conjunto, os legisladores vêm cada vez mais o turismo como um sector prioritário para promover o desenvolvimento económico inclusivo e a diversificação, além de criar meios de subsistência sustentáveis”. O responsável diz ainda esperar que “este livro, que expande o crescente corpo de conhecimentos sobre legislação de turismo sustentável em políticas e práticas, contribua para tornar este sector em rápido crescimento um catalisador para o crescimento inclusivo e sustentável e para a realização da Agenda 2030”.

A obra conta com contributos especiais de personalidades como a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, a secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, Raúl Filipe, presidente da ESHTE, José Manuel Alho, da direcção da Fundação INATEL e António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.