Espanha decreta encerramento de todos os hotéis

O Governo espanhol decretou o encerramento de todos os hotéis e alojamentos turísticos do país, em mais um esforço para combater a propagação do Covid-19.

Publicada no Boletim Oficial do Estado (BOE) na quinta-feira, 19 de Março, a disposição entrou de imediato em vigor, especificando, no entanto, que as unidades que ainda tenham clientes alojados têm 7 dias para encerrar, ou seja, até 26 de Março.

A ordem oficial, que estabelece “a suspensão de abertura ao público de todos os hotéis e alojamentos semelhantes, alojamentos turísticos e outros alojamentos de curta estadia, situados em qualquer parte do território nacional”, é justificada pelo facto de os hotéis e alojamentos turísticos concentrarem um número elevado de pessoas e serem, assim, um risco para a saúde pública.

“A concentração de pessoas em alojamentos turísticos, onde compartilham diversos espaços comuns, implica um aumento do risco de contágio, pelo que, dada a situação de restrição de mobilidade das pessoas, é necessário, para garantir a contenção da pandemia, proceder à suspensão da abertura ao público desses estabelecimentos”, diz o BOE.

A ordem de encerramento abrange hotéis e similares, alojamentos turísticos e todos os destinados a estadas curtas, parques de campismo e de zonas de estacionamento de autocaravanas, etc. A excepção reside nos alojamentos turísticos destinados a estada longas mas, desde que os hóspedes tenham no seu alojamento todas as condições que lhes permitam levar a cabo actividades de primeira necessidade. Mesmo assim, estes estabelecimentos não poderão aceitar novos hóspedes.