Espanha impõe quarentena a quem chegue do estrangeiro

A quarenta é de 14 dias a imposição, para todos os viajantes, estrangeiros ou espanhóis, vai estender-se de 15 a 24 de Maio, segundo o Boletim Oficial do Estado.

A partir da próxima sexta-feira, qualquer viajante, seja estrangeiro ou espanhol, que entre em território de Espanha proveniente de outro país, vai estar obrigado a cumprir 14 dias de quarentena, seja no seu domicílio ou num alojamento, devendo ainda limitar as suas deslocações a actividades como a aquisição de bens essenciais como comida, medicamentos ou bens de primeira necessidade ou para aceder a serviços essenciais, como no caso dos serviços de saúde. Nas deslocações a locais públicos é obrigatório o uso de máscara.

As autoridades sanitárias poderão contactar com a pessoa durante a sua quarentena para seguir o seu estado de saúde e verificar se há sintomas que possam estar relacionados com a Covid-19.

A imposição a quarentena vai durar até ao final do estado de alarme decretado pelo Governo espanhol, que está por enquanto fixado para o dia 24 de Maio.
Estão excluídos desta obrigação os trabalhadores transfronteiriços, funcionários de transportadoras e profissionais de saúde que se desloquem ao país para exercer actividades profissionais, desde que não tenham estado em contacto com pessoas infectadas com covid-19.