Espanha com menos cruzeiristas no 1º semestre do ano

De Janeiro a Junho deste ano, os portos espanhóis receberam menos navios de cruzeiros e menos cruzeiristas que no mesmo período do ano passado, segundo dados oficiais. O único porto a contrariar a tendência foi o de Barcelona.

No primeiro semestre deste ano os portos espanhóis acolheram um total de 3,42 milhões de passageiros de cruzeiros, número que reflecte uma queda de 3,81% face ao mesmo período do ano passado, quando por estas infra-estruturas passaram 3,57 milhões de cruzeiristas.

O número de navios também decresceu, embora de forma menos significativa. No total, foram 1.643 navios que aportaram a portos espanhóis, reflectindo uma diminuição de 0,48% comparativamente com o primeiro semestre de 2015.

Os dados oficiais mostram também que o único porto de cruzeiros que contrariou a tendência de queda generalizada foi o de Barcelona, onde o número de passageiros processados registou uma subida homóloga de 1,32% para um total de 1.013.442 passageiros.

No sentido oposto, entre os mais importantes portos de cruzeiros de Espanha, o de Málaga foi o que mais decresceu em número de passageiros: -10,78% face ao mesmo período do ano passado.