Estudantes de design reflectem sobre práticas de promoção turística

O Workshop Turismo Responsável para um impacto mais inclusivo e positivo pretende desafiar um grupo de estudantes nacionais e internacionais a reflectir sobre práticas de promoção turística sustentáveis e responsáveis através do design.

É no sábado, 14 de Setembro, a partir das 11h00, que decorre a sessão de apresentação dos resultados do workshop internacional para a criação de projectos originais relacionados com a experiência de visita e memória dos quatro Lugares Património Mundial do Centro de Portugal.

Até 13 de Setembro, ao longo de nove dias, os participantes foram convidados a criar e desenvolver projectos originais a partir dos quatros lugares Património Mundial da Humanidade da UNESCO, em concreto em Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar, e da valorização dos recursos locais.

Para além de um grupo de 20 estudantes de design nacionais que responderam a uma convocatória aberta realizada durante o mês de Julho, a iniciativa conta ainda com a participação de um grupo internacional de 24 alunos da Universidade das Artes de Zurique – ZHdK, e a orientação de consultores de design e turismo convidados.

O workshop, coordenado pela Associação Futuro e em colaboração com a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, é uma iniciativa promovida pela rede de promoção, qualificação e valorização turística dos quatros lugares criada em 2017 e que une o Turismo Centro de Portugal, os quatro municípios e a Universidade de Coimbra.