Euroace promoveu-se em Bruxelas

A eurorregião Euroace apresentou-se em Bruxelas como um destino turístico e gastronómico comum, no âmbito da estratégia de posicionamento conjunto das regiões portuguesas do Centro de Portugal e Alentejo e da espanhola Extremadura.

A eurorregião esteve presente num evento de promoção que contou com a presença de representantes de instituições europeias, empresas e profissionais de turismo, autoridades espanholas e portuguesas e a comunicação social belga. Bruxelas tornou-se, assim, uma nova escala na promoção conjunta, após a participação da Euroace na ITB, em Xangai, e em reuniões da ETOA – Associação Europeia de Turismo, em 2017 e 2018.

As três regiões vizinhas têm realizado reuniões regulares sobre o sector do turismo e fizeram apresentações conjuntas nas últimas edições da FITUR e BTL. A cerimónia em Bruxelas teve lugar na residência da embaixadora espanhola da Bélgica, Beatriz Larrotcha Palma, e contou com a presença do embaixador português, António Vasco Alves Machado. Neste encontro, entre outras entidades, participaram os responsáveis pelo turismo das três regiões vizinhas.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência de Promoção Turística do Centro de Portugal, ressalvou a importância da apresentação em Bruxelas para a “cooperação transfronteiriça”, sendo que “derruba o mito de que o turismo não pode ser desenvolvido fora dos destinos tradicionais”. Atestou ainda que “as relações transfronteiriças são fundamentais para reforçar e consolidar o projecto europeu”.

Já Vitor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, acrescentou que esta ocasião serviu para promover “o turismo não apenas na Bélgica, mas no coração da Europa onde está o poder de decisão”. O director-geral do Turismo da Extremadura, Francisco Martín, frisou que “o desafio do turismo para a eurorregião é o de nos posicionar em mercados distantes, de preferência na China e nos Estados Unidos”.

O Euroace, com um território de 92.000Km² e 3,3 milhões de habitantes, possui diversas atracções naturais, culturais e gastronómicas, que em 2017 atraíram cinco milhões de viajantes, responsáveis por 10 milhões de dormidas.