FATACIL volta a animar Lagoa em Agosto

A 39ª edição da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, regressa ao Parque de Feira e Exposições de Lagoa entre os dias 17 e 26 de Agosto.

A maior feira a sul do Tejo apresenta-se como a âncora do artesanato, turismo, agricultura, comércio de indústria, com o seu efeito disseminador a ir muito além do Algarve. Em comunicado a organização atesta que “são 39 anos de história, 39 anos de sucesso e 39 anos de reinvenção permanente”.

Os 10 dias de feira recebem mais de 180.000 pessoas, com a Câmara Municipal de Lagoa, que assume a liderança da FATACIL, a afirmar que este é o maior evento do Verão algarvio e centro de dinamismo económico da região. Em 2018, Lagoa – Cidade Educadora vai dar destaque à educação na FATACIL, com o público a poder aprofundar o seu contacto com este tema ao longo dos 10 dias de evento.

Na 39ª edição os vinhos regionais voltam a ter destaque, com uma aposta na valorização da gastronomia local. A nível da gastronomia tradicional, apresentam-se os enchidos como morcelas e farinheiras, os doces regionais à base de figo e amêndoa, frutos secos, aguardente de medronho e licor de figos e queijos de ovelha.

Espalhados pelo recinto, cerca de 700 expositores divulgam produtos do artesanato local, desde artigos de tecelagem aos cobres e ferro forjado, passando pelas rendas, objectos em madeira, olaria e cerâmica, peças em cortiça, vime e cestaria e as bonecas de Martim Longo e Querença. É possível também encontrar artesanato proveniente de outros países e continentes.

A nível de animação musical, a FATACIL tem já o seu cartaz fechado, com Gabriel o Pensador, Mariza, Virgul, HMB, José Cid, Quim Barreiros, Amor Electro, Carolina Deslandes, Richie Campbell e C4 Pedro.