Fátima vai integrar associação de santuários marianos europeus

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, que falava na conferência de imprensa de apresentação da estratégia da Turismo do Centro para a promoção dos Caminhos da Fé e da Espiritualidade. O autarca lembrou também que no próximo dia 20 será inaugurada a “rota dos pastorinhos”.

“Estamos envolvidos com mais seis cidades santuário da Europa na constituição de uma associação de santuários marianos”, anunciou o autarca na conferência de imprensa, onde explicou que a constituição desta associação, que será assinada em breve, irá facilitar o acesso destas cidades aos fundos comunitários e, desta forma, contribuir para uma maior dinamização destas cidades e seus santuários. “Estamos apenas a aguardar que todos os meus colegas desses países possam ter agenda para virem a Portugal ou para enviarem uma procuração a dar-me poderes para poder constituir a associação em Portugal”, precisou Luís Albuquerque.

Além de Portugal, com Fátima, a associação de santuários marianos europeus, vai ser constituída pelas cidades de Altötting (Alemanha), Mariazell (Áustria), Lourdes (França), Loreto (Itália), Einsiedeln (Suíça) e Czestochowa (Polónia), todas com santuários marianos.

À margem da conferência de imprensa realizada na passada sexta-feira com transmissão online, o autarca avançaria à Agência Lusa que “a sede da associação será em Ourém, na sede do nosso concelho.

Luís Albuquerque aproveitou ainda para agradecer à Turismo Centro de Portugal o facto de considerar que “o turismo religioso é um dos pilares estratégicos para a região” e que, por via disso, pode ter “um importante papel a desempenhar na retoma que todos esperamos que possa acontecer o mais rapidamente possível”.

“Se há uma actividade que está a ter problemas e efeitos devastadores é o turismo. Por isso, todos juntos temos de encontrar soluções para rapidamente podermos retomar aquilo que é dos factores fundamentais para o desenvolvimento do nosso país”, destacou o autarca.

O autarca sublinhou, também, o facto de Fátima ter hoje “uma oferta hoteleira muito grande e com muita qualidade”, o que não se coaduna com a situação de a taxa de permanência dos turistas continuar a ser muito baixa. Para contrariar esta tendência, afirmou, tem sido feita uma “aposta na divulgação de outros produtos que ainda não serão bem conhecidos da grande maioria dos que acorrem anualmente à região”.

“Além do Santuário, além da capelinha das Aparições, temos produtos como Aljustrel, museus… e a apenas cerca de 10 minutos de Fátima temos as pegadas dos dinossauros que devem ser apreciadas, tal como a vila medieval de Ourém” onde existe “um museu intimamente ligado à vida dos pastorinhos”.

Neste âmbito, Luís Albuquerque anunciou que já no próximo dia 20 de Junho vai ser inaugurada a “rota dos pastorinhos, composta por dez painéis interpretativos que retratam a vida dos pastorinhos na região e por onde eles passaram dentro do concelho de Ourém”.

“Será mais um ponto de atracção na região. Também estamos a desenvolver núcleos digitais para o nosso concelho, onde a história de Fátima e dos pastorinhos será também devidamente retratada”, acrescentou, sublinhando que em breve irá começar a ser exibido nas televisões um spot promocional de Fátima.