Fátima vai ser mote de promoção em todo o mundo

O Governo português vai promover Fátima como um destino religioso em diversos países do mundo, entre eles o Brasil, tendo em conta que no próximo ano celebra o centenário das Aparições, e cuja data vai contar com a visita oficial do Papa Francisco.

“Queremos apresentar Fátima e fazer com que os brasileiros vejam esta região como um destino religioso muito importante, que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida”, afirmou a secretária de Estado, Ana Mendes Godinho, anunciando uma extensa programação, não só em Maio, quando se comemora o centenário da aparição de Nossa Senhora, mas em todo o ano de 2017.

“A presença do Papa Francisco reforça a imagem de Portugal como um destino religioso importante”, segmento que segundo a governante, atrai 3,3 milhões de visitantes anualmente, “número importante que ainda deve crescer”.

O calendário de eventos previsto , com o contributo de várias entidades e coordenado pelo Santuário de Fátima, será um forte atractivo para, ao longo de todo ano, dar visibilidade a Portugal como destino turístico.

De entre os eventos programados constam os caminhos de Fátima, percursos de fé que guiam os peregrinos nas suas viagens religiosas a Fátima, evitando as estradas de grande tráfego de automóveis e favorecendo caminhos de terra ou de pequenas estradas rurais com pouco tráfego. São quatro os caminhos propostos: o Caminho do Tejo, o Caminho do Norte, o Caminho da Nazaré e o Caminho do Mar. O ideal para o visitante é escolher o caminho que lhe for mais adequado e ter uma experiência carregada de espiritualidade e inspiração.

Por outro lado, pretende-se mostrar que Fátima está no centro de um triângulo onde se encontram três dos monumentos mais identificativos da História de Portugal, e que estão classificados como Património Mundial pela UNESCO – o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e o Convento de Cristo em Tomar – bem como de outros monumentos de elevado valor patrimonial e paisagístico.

Para celebrar estas comemorações, será realizado um filme em animação sobre o Centenário de Fátima, que deverá ser distribuído também no Brasil em 2017, com o título “Fátima”. O filme, vai ser exibido em todo o mundo, com estreia marcada para o fim das celebrações.