Festa do Vinho Madeira celebra as vindimas

A Festa do Vinho Madeira é um tributo a este preciso produto da região, na altura das vindimas. Decorre entre os dias 30 de Agosto e 6 de Setembro, no Funchal e Câmara de Lobos, com diversas iniciativas.

Os festejos realizam-se desde os anos 70 e este ano inclui, de carácter gratuito, animação nas ruas do Funchal, a Festa da Vindima e a Semana Europeia do Folclore. A baixa da cidade do Funchal ficará preenchida com decorações alusivas ao vinho Madeira, quadros vivos e figurantes que recriam as etapas da produção do vinho, gastronomia e provas de vinhos e ainda exposição de artesanato regional.

A 12ª edição da Semana Europeia de Folclore conta com a participação de grupos nacionais e estrangeiros, com o objectivo de promover o convívio intercultural e dar a conhecer diferentes realidades etnográficas. Os grupos de folclore regionais realizam também actuações na Avenida Arriaga, no Funchal, acompanhados de música tradicional madeirense, e ocorrem espectáculos pela Orquestra Ligeira da Madeira.

A vindima ao vivo, da Festa da Vindima, ocorre na manhã de sábado, no Estreito de Câmara de Lobos. Após a vindima, numa quinta local, decorre um cortejo etnográfico e a pisa das uvas, de participação livre, num lagar tradicional que conta com animação musical e a gastronomia regional.