Fórum Mundial de Turismo arranca em Luanda

Arranca esta quinta-feira, 23 de Maio, em Luanda, Angola, o Fórum Mundial de Turismo. Um evento que decorre até dia 25 e que prevê palestras, debates e visitas a vários locais de interesse turístico angolanos.

Segundo a agência Lusa, Bulut Bagci, presidente do Fundo Mundial do Turismo avança que este organismo prevê investir cerca de 910 milhões de euros, nos próximos cinco anos, no sector do turismo em Angola, relembrando que foi assinado este mês um acordo de parceria entre o Ministério de Hotelaria e Turismo e o Fundo.

O mesmo responsável sublinhou ainda serem vários, os projectos de investimento em que a organização está interessada, principalmente o Parque Nacional da Quissama, no litoral sul da província de Luanda, mas também o Pólo de Desenvolvimento Turístico de Cabo Ledo, a 120km de distância da capital angolana. Neste caso, Bulut Bagci diz estar em estudo a construção de infra-estruturas turísticas, que incluem campos de golfe.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o sector do turismo em Angola, contribui com cerca de 3,5% para o Produto Interno Bruto do País.

Ângela Bragança, ministra do Turismo de Angola, frisou ainda que a realização do Fórum Mundial de Turismo que esta quinta-feira arranca, tem como objectivo “atrair investidores estrangeiros e grandes operadores mundiais, além de turistas de lazer”. Já a parceria com o Fundo Mundial de Turismo vai permitir um trabalho conjunto nos próximos cinco anos.