Fórum Oceano promove “Rota do Náutico” na BTL

Por ocasião da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, e com o objectivo de dar visibilidade aos territórios que constituem as Estações Náuticas de Portugal (ENP), vai ter lugar no próximo dia 14 de Março, a iniciativa “Rota do Náutico”, promovida pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar.

Actualmente, com 15 estações náuticas certificadas no continente, distribuídas pelo litoral e pelo interior, com o envolvimento de 43 municípios, 3 Comunidades Intermunicipais, a Fórum Oceano lança a segunda fase de candidatura ao processo de certificação de novos territórios. Os interessados em avançar com a apresentação de manifestações de interesse ao processo deverão preencher e submeter o formulário disponível no website da Fórum Oceano, até ao dia 28 de Fevereiro.

Na primeira fase de certificação das Estações Náuticas de Portugal, a associação recebeu 17 candidaturas, tendo certificado 15 territórios no continente, designadamente, do Alto Minho, Aveiro, Avis, Baixo Guadiana, Castelo do Bode, Faro, Ílhavo, Lago de Alqueva – Moura, do Litoral de Cascais, Matosinhos, Murtosa, do Oeste, Sines, Vagos e Vilamoura.

Desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) em cooperação com a Fórum Oceano, foi criado o Grupo Dinamizador do Portugal Náutico. Constituído no âmbito da Fórum Oceano e aberto à participação voluntária de todas as entidades interessadas, o Grupo propõe-se a dinamizar a fileira do turismo náutico em Portugal. Neste contexto, avançou com um trabalho com vista ao desenvolvimento, promoção e certificação de Estações Náuticas em Portugal.

Reconhecendo a valia dos recursos e o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico e tendo como exemplo as experiências existentes em França e em Espanha, foi redigido um regulamento para a certificação das Estações Náuticas, que beneficiou igualmente do enquadramento fornecido pela FEDETON – Fédération Européenne de Destinations Touristiques Nautiques, entidade gestora da rede internacional das estações náuticas, da qual a Fórum Oceano é membro desde 2016.

Refira-se que a Estação Náutica (EN) é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, actividades náuticas e outras, e serviços relevantes para a atracção de turistas e demais utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas. Desta forma, a EN apresenta-se como uma plataforma de cooperação entre actores identificados com um território e que asseguram a oferta de um produto turístico. Apesar de serem maioritariamente destinos de costa, também nos territórios do interior existem condições para avançar com a certificação de Estações Náuticas, em planos de água estáveis, nomeadamente, rios, lagos e albufeiras de barragens.