Francisco Dias eleito presidente da Associação Euro-Asiática de Estudos em Turismo

O docente e investigador do Grupo de Investigação em Turismo (GITUR) da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria), Francisco Dias, foi eleito presidente da Euro-Asia Tourism Studies Association (EATSA), para o triénio 2015-201Restauração.
Formalizada em Junho, a EATSA pretende “colmatar uma lacuna ao nível da investigação em turismo e da cooperação em rede, a nível internacional e multicontinental”, lê-se em comunicado enviado às redacções.
No mesmo documento, Francisco Dias comenta que “esta nomeação foi uma consequência natural do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido há já algum tempo. Na qualidade de director da revista European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (EJTHR), editada pelo GITUR, há cinco anos que dedico aproximadamente metade do meu tempo de trabalho à cooperação internacional”.
Nesse sentido, revela o nomeado, “isto permitiu-me ir consolidando relacionamentos, acumulando créditos e criando uma equipa internacional, pelo que a criação da Euro-Asia Tourism Studies Association e a minha eleição para presidente, constitui um corolário lógico de todo um trajecto consistente”.
Para o triénio à frente da EATSA, Francisco Dias definiu algumas metas: promover a investigação em rede, apoiando a implementação de projectos internacionais na zona Euro-Asiática, com especial incidência nos estudos comparativos focados em problemas globais; promover as boas práticas nos domínios da educação e da formação em turismo; e promover o diálogo entre especialistas das diversas disciplinas científicas que produzem conhecimento na área do turismo, com o objetivo de criar modelos mais holísticos e integradores.
Estabelecer pontes sólidas entre o meio académico, os decisores institucionais e os principais players da indústria; valorizar os estudos dos membros da EATSA; e realizar encontros internacionais para produção de know-how, são também objectivos da Associação.
Para 2016 está agendada a segunda conferência anual da EATSA, que acontecerá em Portugal. A Conferência será realizada por “um consórcio composto pelo IPLeiria, a Universidade de Lisboa e a Universidade de Coimbra”, explica o docente.
S.C.F.