Gastronomia é rainha no Convento do Espinheiro

O Convento do Espinheiro preparou, para este mês de Outubro, uma programação com foco na gastronomia e vai ensinar os hóspedes a cozinhar.

“Torne-se um expert em gastronomia no Convento do Espinheiro” é o desafio lançado este mês por esta unidade hoteleira de 5 estrelas em Évora. Ali, os hóspedes e visitantes poderão este mês aprender, por exemplo, os segredos da gastronomia italiana, num workshop de pizzas e bruschettas, mas poderão também colocar as mãos literalmente na massa para uma aula de pão alentejano e adoçar paladares com uma lição de pastelaria.

O primeiro workshop está marcado já para o próximo domingo, dia 13 de Outubro, pelas 10h30, no restaurante Olive, com os participantes a reviverem as tradições dos Monges Jerónimos que habitavam o Convento do Espinheiro e preparavam o seu próprio pão com as características que o tornam tão tradicional. Cada hóspede mete as mãos na massa e transforma o fino pó de farinha branca numa massa que dá origem a este pão tão conhecido.

No domingo seguinte, dia 20, às 10h30, igualmente na antiga cozinha do Convento do Espinheiro, agora restaurante Olive, será a vez dos mais doces sabores ocuparem as atenções de hóspedes e visitantes, sob orientação da equipe de pastelaria da unidade.

Na manhã do domingo seguinte, juntamente com o Pizzaiolo, os interessados poderão  fazer deliciosas pizzas e bruschettas com ingredientes frescos e saudáveis, também no Olive.

A origem deste espaço de cinco estrelas está ligada a uma lenda que relata a aparição de uma imagem da Virgem sobre um espinheiro, por volta de 1400. Em 1412 foi mandada edificar uma ermida em honra de Nossa Senhora e dada a crescente importância deste local como ponto de peregrinação, no ano de 1458, foi fundada a igreja onde agora se celebram as missas.