Gerês assinala Dia Mundial do Turismo

“Turismo para Todos – Promover a Acessibilidade Universal” é o tema do Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de Setembro. A data vai ser assinalada pela associação empresarial Gerês Viver Turismo, com actividades para pessoas com limitações cognitivas e motoras.

Na iniciativa vão estar presentes utentes da delegação de Braga da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), da CERCIGUI (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados) de Guimarães e da AIREV (Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes) de Vizela, num total de cerca de trinta pessoas.

A Câmara Municipal de Terras de Bouro prestará apoio logístico e as actividades serão desenvolvidas em parceria com três empresas de animação turística sedeadas no município, nomeadamente, a Equi Campo, a Equi Desafios e Parque Cerdeira, o que permitirá que os participantes sejam acompanhados por profissionais qualificados, para além dos monitores das instituições.

Hipoterapia (contacto/terapia com cavalos), passeio de bicicleta e caminhada interpretativa serão as actividades a levar a efeito na área envolvente à aldeia de Campo do Gerês, Barragem de Vilarinho da Furna e Mata de Albergaria (área protegida), demonstrando que este tipo de território e património pode e deve ser para todos.

Direccionado ao público em geral, em parceria com as empresas Geresmont e Selvagem Aventura, vão decorrer em paralelo duas caminhadas guiadas, limitadas a 30 participantes em cada uma delas, cuja inscrição é gratuita. Mais informações em www.geres.pt.