Golfe: número de voltas com ligeira quebra em Setembro

Dados recentemente divulgados pelo CNIG – Conselho Nacional da Industria do Golfe, são conta de uma ligeira quebra no número de voltas realizadas em Portugal no mês de Setembro. No entanto, no acumulado do ano continua a registar-se uma subida face ao ano passado.

No total dos 80 campos de golfe do país (62 com 18 ou mais buracos e 18 até 9 buracos), foram realizadas em Setembro 193.188 voltas, número que reflecte uma ligeira descida de 0,2% face ao mesmo mês do ano passado.

A puxar os resultados do mês para baixo estiveram os campos de golfe dos Açores, com -17% de voltas realizadas, do Porto e Norte e do Alentejo (-7% em cada uma das regiões) e também do Algarve, com -1%.

No pólo oposto, evidenciam-se os aumentos de 13% nos campos de golfe do Centro de Portugal para 16.317 voltas, da Madeira com +8% para 3.694 voltas e também de Lisboa, onde o número de voltas realizadas em Setembro registou um crescimento homólogo de 1% para 27.805.

Contudo, e apesar de ter registado uma quebra homóloga de 1%, são os campos de golfe do Algarve que continuam a liderar o ranking, com um total de 133.077 voltas. Um resultado que não espanta já que é no Algarve que se situa o maior número de campos de golfe do país, 39 no total.

No acumulado do ano, os resultados continuam a ser positivos, com uma subida de 0,7% no número de voltas de golfe realizadas em Portugal, atingindo um valor superior a 1,47 milhões, concretamente 1.476.481.

De Janeiro a Setembro é notória a subida do número de voltas realizada com campos do Centro de Portugal, com +17% em termos homólogos, totalizando mais de 111 mil voltas. A subir esteve também o Porto e Norte, com + 2%, para perto de 57 mil voltas. Resultados negativos registaram-se no Alentejo (-4%), na Madeira e nos Açores (ambos com -1%). As restantes regiões não registaram praticamente alterações face ao mesmo período do ano passado.

Abril foi o mês em que os campos de golfe do país registaram um maior número de voltas, concretamente 219.683.