Governo anuncia campanha de promoção do turismo interno

“Estamos a preparar uma campanha que será lançada ainda antes do Verão para mostrar Portugal de uma forma original através de sessões personalizadas e reais, mobilizando os portugueses a mostrar o melhor de Portugal aos portugueses, utilizando as tecnologias que temos hoje para que sejamos todos promotores de Portugal”, anunciou a secretária de Estado do Turismo.

Ana Mendes Godinho, que discursava, esta terça-feira, em Coimbra, na sessão de encerramento do 3º Forum Turismo Interno, lança assim o repto aos portugueses para que este ano façam férias em Portugal e afirma que “Eu já escolhi Portugal”.

Para a governante este fórum contribuiu para colocar o tema do turismo interno em debate, quando muitas vezes é esquecido. “É fundamental falar do turismo interno porque vale muito em termos de dinamização das nossas regiões, e contribui para que os portugueses conheçam o seu país que há duas décadas era completamente diferente”.

A secretária de Estado do Turismo referiu ainda que o número de portugueses a fazer turismo em Portugal está a aumentar 13,6% em 2016, “o que demonstra a retoma do turismo interno”, que já representa 30% da procura em Portugal. De acordo com Ana Mendes Godinho, este mercado tem crescido a uma média anual de 2,2% mas “é preciso levar os portugueses a redescobrirem ainda mais Portugal”.

O facto do Governo ter como um dos grandes objectivos a descentralização da procura ao longo do ano e nas regiões menos tradicionais, está também a apostar do turismo interno, segundo Ana Mendes Godinho, que afirmou ainda que “fazer férias em Portugal significa também reduzir as importações, quando trazer turistas estrangeiros é aumentar as exportações”, para realçar ainda que a recente reposição pelo actual Governo dos quatro feriados extintos pelo anterior executivo “já teve evidente impacto” na procura turística interna.