Governo faz balanço positivo das reuniões internacionais no âmbito da ET27

Os stakeholders representativos dos mercados da França, Reino Unido, Alemanha e Espanha confirmaram o enorme potencial de Portugal enquanto destino turístico, no âmbito das auscultações que foram feitas pelo Governo no sentido de receber pareceres sobre o projecto “Estratégia Turismo 2017” (ET27).

As principais motivações remetem para a qualidade, a diversidade da oferta turística e a arte de bem receber, num território rico culturalmente e com excelentes acessibilidades, conforme refere o Turismo de Portugal, em comunicado.

De igual modo, indica ainda, os mercados salientaram a necessidade de Portugal aumentar a sua notoriedade nos diversos destinos internacionais, de imprimir um esforço adicional na estruturação do produto turístico, na importância da promoção online combinada com a promoção offline (recorrendo também a outros suportes promocionais), na optimização da sinalética turística e na necessidade de melhorar a experiência dos turistas sobretudo durante a época baixa.

Depois de Paris, Frankfurt, Colónia e Londres, Madrid recebeu, na Embaixada de Portugal, diversas entidades e empresas espanholas para participarem nesta reunião que teve como objectivo permitir adaptar estratégias, partindo da visão e dos dados fornecidos pelos vários agentes e operadores.

No total, foram realizados 5 Focus Groups e mais de 10 reuniões bilaterais. Estas interacções com os mercados internacionais contaram com a presença e colaboração de mais de 70 entidades entre operadores turísticos, associações sectoriais dos diversos mercados, líderes de opinião e imprensa internacional.

Refira-se que a Estratégia Turismo 2027, referencial estratégico para o turismo em Portugal na próxima década, está a ser construída através de um processo participativo, alargado e aberto a contributos diversos, incluindo aos dos actores nos principais mercados emissores.