Governo dos Açores assegura contrato-programa com a ATA

A informação foi avançada pela directora regional do turismo dos Açores, Cíntia Martins, na tomada de posse dos novos corpos sociais da ATA – Associação de Turismo dos Açores, em Ponta Delgada.

A entidade, que se encontra sob investigação, tem desde o passado dia 20 uma nova direcção, encabeçada por Carlos Morais. Na tomada de posse dos novos corpos sociais, a directora regional do Turismo, Cíntia Martins assegurou que “o contrato-programa será assinado com a nova direcção da ATA” sem, no entanto, se ter comprometido com uma data.

O presidente da ATA considerou que quer resolver o passivo do organismo da “melhor forma possível”, pelo que um “diálogo permanente” com o Governo dos Açores “é essencial”. Recorde-se, a propósito, que a nova direcção “herda” uma ATA em mau estado, com uma dívida bancária de 10 milhões de euros e que no final do ano passado registava um passivo de 1,5 milhões.

Segundo noticiou a agência Lusa, Carlos Morais, que agora preside à ATA, apontou as preocupações ambientais e de sustentabilidade estão como sendo duas questões importantes e que vão estar na “mesa de trabalho” da nova direcção. Disse ainda que a promoção de uma “gestão profissional” da associação, o estreitar de relações com o Governo dos Açores, a par da criação de planos plurianuais, são objectivos a atingir e a que acresce a continuação do trabalho de promoção turística da região no exterior

Carlos Martins, empresário da ilha do Faial, que assumia as funções de presidente da Assembleia Geral da ATA, declarou que a continuidade da associação – de que foram sócios fundadores o Governo dos Açores e a SATA, que entretanto se retiraram – “só é possível porque os empresários mobilizaram-se” para que as portas “não se fechassem” e desaparecesse um organismo “fulcral para o destino Açores”.

A cerimónia de tomada de posse da Associação Turismo dos Açores (ATA), decorreu na sede da Associação, em Ponta Delgada. Os novos corpos sociais são os seguintes.

Direcção

Presidente: Carlos Morais (em representação da CRMORAIS, Hotéis, Lda)

Vice-presidente: Rodrigo Rodrigues (Câmara do Comércio e Indústria dos Açores)

Vogais: João Reis (North Shores Resorts, Lda), Tiago Raiano (Turangra – Agência de Viagens, Lda), Raquel Franco (Autatlantis, Lda), Catarina Teles (Agência de Viagens Teles), André Neves (Empreendimentos Turísticos do Colégio, Lda), Andreia Santos (Edmundo Pavão & Filhos, Lda) e Eduardo Bettencourt (Pico Sport, Lda).

Mesa da Assembleia Geral

Presidente José Braz (Azoris Hotéis, SA)

1º secretário: Carlos Raulino (Clube de Golfe da Ilha Terceira)

2º secretário: Luís Nunes (IdeaStation, Lda)

 

Conselho Fiscal

Presidente: Nuno Moniz (Azoriani – Animação e Turismo, Lda)

Vogais: Cláudia Faias (Ciprotur, Lda) e Rui Moniz (Azores DTM, Lda)