Governo lança consulta pública do ET27 junto dos mercados internacionais

Os operadores relevantes de Paris, Londres, Frankfurt, Colónia e Madrid começaram a ser ouvidos em relação à Estratégia de Turismo 2027 (ET27), documento lançado pelo Governo em Maio último.

As primeira reuniões que envolvem os maiores operadores turísticos, agentes de viagens, companhias aéreas, bem como outros players relevantes que promovem e comercializam a oferta turística portuguesa, têm lugar esta terça e quarta feiras em Paris, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal,  Luís Araújo

Seguem-se os Focus Group de Londres, Frankfurt e Colónia, de 11 a 14 de Julho, e a finalizar, a sessão a realizar em Madrid, a 20 de Julho.

Refira-se que a Estratégia Turismo 2027, que pretende ser o referencial estratégico para o Turismo em Portugal na próxima década, insere-se no próximo quadro comunitário de apoio 2021-2027 e está a ser construído através de um processo participativo, alargado e aberto a contributos diversos, incluindo aos atores nos principais mercados emissores.

A ET 27 pretende identificar prioridades e opções, promover a integração das políticas setoriais que influenciam a atividade do turismo e assegurar uma estabilidade nas políticas públicas do turismo até 2027. Assenta em cinco eixos estratégicos: valorizar o território, impulsionar a economia, potenciar o conhecimento, gerar conectividade e projectar Portugal.

O processo de discussão pública, em curso, envolve agentes públicos e privados – empresas, instituições, regiões, players de setores complementares para o turismo, assim como os mercados e os operadores turísticos.