Governo lança programa para promover rota das Fortalezas de Fronteira

Lançado esta terça-feira, 23 de Julho, o programa Dinamizar Fortalezas promove uma rota em que serão incluídas 62 fortalezas de Norte a Sul do país. O objectivo é dar visibilidade aos territórios do interior e regiões transfronteiriças.

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, lançaram esta terça-feira, no castelo de Monção,  o programa Dinamizar Fortalezas, que vai promover a rota das Fortalezas na raia.

Pretende-se, através desta rota, que vai incluir 62 fortalezas e é inspirada no Livro das Fortalezas de Duarte d´Armas, do século XVI, “promover e dar visibilidade aos territórios do interior e às regiões transfronteiriças”, conforme sublinha a informação enviada à imprensa. Outro objectivo é “transformar as fortalezas em âncoras de desenvolvimento regional que criem emprego e gerem riqueza e se afirmem como novos destinos turísticos”.

Para isso, o programa Dinamizar Fortalezas inclui a criação de condições de visitação e de conteúdos e promoção internacional, tirando partido da proximidade ao mercado espanhol. Está também previsto o lançamento de uma plataforma onde estarão assinaladas todas as fortalezas integradas no programa, além da realização de acções para a promoção internacional desta rota.