Green Stays e Places4All promoveram acção de acessibilidade

Porque o Dia Mundial do Turismo, 27 de Setembro, teve como lema “Turismo para todos – promover a acessibilidade universal”, a Green Stays e a Places4All celebraram a data em conjunto promovendo uma visita à Torre dos Clérigos, a pessoas com mobilidade reduzida.

acessibilidade1acessibilidade2

Com esta acção, a Green Stays (projecto que promove o Turismo Sustentável em Portugal) quis, em parceria com a Places4All, sensibilizar todos os agentes turísticos para a necessidade de existirem cada vez mais espaços e destinos de fácil acesso para todos.

A escolha do emblemático monumento do Porto para esta acção deve-se ao facto de, desde Dezembro passado, a Torre dos Clérigos estar acessível a pessoas com mobilidade reduzida, já que se encontra equipada  com uma rampa de acesso a um elevador que se desloca até a uma sala no quarto andar, onde no seu interior os turistas poderão ver imagens em tempo real, capturadas por câmaras posicionadas no cimo da torre, dando a sensação que estão no topo do edifício.

A Green Stays é um portal online que visa divulgar alojamentos em Portugal com as melhores práticas ambientais e sociais, assim como restaurantes “eco friendly”, lojas de produtos locais e empresas que organizam actividades turísticas com o menor impacte ambiental possível.

Já o Places4All é um Sistema de Classificação de Acessibilidade Universal em lugares e visa a recolha, classificação e difusão de informação detalhada das condições de acessibilidade de todos os espaços abertos ao público e que garantem o maior grau de autonomia ao maior número de pessoas possível.

Ambas as empresas consideram que, “com cerca de 1,2 mil milhões de pessoas a viajar por todo o mundo, é cada vez mais importante que o turismo seja de todos e para todos”.