Guarda cancela Feira Ibérica de Turismo 2020

A Câmara Municipal da Guarda, entidade organizadora do certame, decidiu cancelar a edição de 2020 da Feira Ibérica do Turismo que em Março tinha adiado para Outubro.

Inicialmente marcada para os dias 30 de Abril a 3 de Maio, a edição de 2020 da Feira Ibérica de Turismo (FIT) tinha sido adiada pela Câmara Municipal da Guarda para os dias 2 a 5 de Outubro. O adiamento da feira foi anunciado a 10 de Março e ficava a dever-se à pandemia mas agora, o município decidiu-se pelo cancelamento da edição deste ano do certame ibérico, e garante que quer começar já a preparar a FIT 2021 que deverá acontecer na próxima Primavera, provavelmente entre finais de Abril e inícios de Maio, embora a data dependa da reavaliação das condições para a realização de eventos deste tipo.

O cancelamento daquela que seria a 7ª edição da FIT prende-se, segundo o município com “as diversas orientações e recomendações, emitidas por diferentes organismos, entre eles a Direcção-Geral da Saúde” e, principalmente, com “o nível de risco para a saúde pública”, refere o comunicada da Câmara da Guarda.

“Compete-nos, acima de tudo, garantir a segurança e saúde públicas, com a prudência e a responsabilidade social que é exigida a todos neste momento. É vontade da organização realizar a sétima edição da FIT em 2021, em data que anunciaremos oportunamente”, diz o comunicado.

No mesmo texto, o município garante que “tem confiança que, em 2021, a Guarda e o país estarão prontos para receber as mais de 500 entidades portuguesas e espanholas inscritas na FIT 2020, assim como Cuba, o país convidado, e a região de Ávila [Espanha], como destino de destaque”.

A organização promete que a 7.ª FIT será “ainda mais fortalecida, dinâmica e, como não podia deixar de ser, com vincada participação ibérica, dando um contributo importante para o sector do turismo, nomeadamente para o turismo de interior”.

A Feira Ibérica de Turismo (FIT) que tem por lema “Uma feira. Dois países. O mundo” é organizada desde 2014 pela Câmara Municipal da Guarda, e tem lugar no Parque Urbano do Rio Diz.