Heike Birlenbach: vice-presidente de Vendas da Lufthansa para a EMEA

Heike Birlenbach foi nomeada vice-presidente para Vendas do Grupo Lufthansa para a nova região de vendas EMEA, resultando da reestruturação das actuais áreas de vendas que deu lugar a alterações na estrutura de vendas do grupo, a entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2017.

Desde 2014 que Birlenbach é vice-presidente para Vendas na Europa das companhias aéreas do Grupo Lufthansa, sendo que a partir do próximo ano a sua responsabilidade estende-se ao Médio Oriente e África, tornando-se, nesta nova função, responsável por todas as actividades comerciais e de vendas da região EMEA, que a partir de 2017 junta duas áreas, a Europa e o Médio Oriente/África.

Nesta sua nova função vai reportar directamente a Jens Bischof, vice-presidente executivo para Vendas das companhias aéreas do Grupo Lufthansa, que esclarece que “através desta nova estrutura estamos a posicionar-nos para estarmos mais orientados para o mercado e sermos, assim, mais eficientes”.

A reestruturação visa o foco no cliente e o melhorar da eficiência interna. A nova região de vendas vai continuar o alinhamento das estruturas geográficas de muitos clientes institucionais, que também trabalham os mercados numa configuração EMEA. Esta nova área de vendas será uma das quatro áreas globais, não incluindo no entanto os mercados nacionais das companhias aéreas do Grupo Lufthansa, nomeadamente Alemanha, Áustria e Suíça.

A área EMEA engloba 74 mercados de vendas, passando a estar todos sob a responsabilidade de Heike Birlenbach, a partir da sede em Frankfurt. A sua região de vendas integra as companhias aéreas do Grupo Lufthansa, nomeadamente Austrian, Lufthansa e SWISS, representando igualmente a Brussels Airlines e apoiando as actividades de vendas da Eurowings em diversos mercados.

Heike Birlenbach entrou para a Lufthansa em 1990, tendo desempenhado diversas funções no aeroporto de Frankfurt, enquanto tirava o curso de Turismo e Economia. Mudou-se para a organização de vendas em 1994 e em 1999 foi nomeada directora-geral Marketing e Vendas para a Europa, a partir de Londres. Regressa a Frankfurt em 2006 como directora de Gestão de Produto para o tráfego doméstico e europeu, sendo nomeada directora da Lufthansa Italia em 2009 e directora de Gestão de Cabine para a divisão da Lufthansa em Munique, em 2011, seguindo-se a promoção para a Direcção de Vendas da Europa.

A nova vice-presidente de Vendas do Grupo Lufthansa para a EMEA tem mestrado em Gestão da Universidade McGill, de Montreal, Canadá. Tamur Goudarzi-Pour, antigo responsável das vendas no Médio Oriente e África, desde 2014, foi agora nomeado vice-presidente para Vendas nas Américas para as companhias aéreas do Grupo Lufthansa, posição que assumirá a 1 de Janeiro do próximo ano.