Heimtextil revela tendências 2019/2020

A Heimtextil, a maior feira de têxteis para o lar e hotelaria, que se realiza na Messe Frankfurt, na Alemanha, entre 8 e 11 de Janeiro de 2019, está a preparar a nova temporada de tendências 2019/2020. O estúdio londrino Franklin Till aproveitou para apresentar os temas de design para a próxima edição, onde a busca por novos estilos de vida e a sustentabilidade assumem papéis principais.

Presentes estiveram os pesquisadores de tendências britânicos Anne Marie Commandeur, da Stijlinstituut Amsterdam, e Anja Bisgaard Gaede, da SPOTT Trends & Business, que deram os seus “in puts” acerca do design de interiores e dos estilos futuros. Já Stefan Weil do Atelier Markgraph, o estúdio que projecta a encenação espacial das tendências da Heimtextil, fez uma antevisão do novo “Trend Space” e enfatizou a importância da comunicação espacial para esta feira.

A busca por novos estilos de vida nos quais a atenção plena e a sustentabilidade tenham um papel importante será o desafio das próximas décadas. As tendências da Heimtextil 2019/2020 descrevem um mundo em que vivemos de acordo com novos padrões. Tentamos escapar de estilos de vida complexos e desejamos relacionamentos mais profundos, confirmação espiritual e significado maior, segundo avançou Caroline Till, co-fundadora do FranklinTill Studio .

“Toward Utopia” mostra quais as rotas individuais que podemos seguir para encontrar uma utopia moderna: aqueles que buscam tempo temporário na internet para se reconectar com a natureza e desafiar os elementos (“Go off-grid”), enquanto outros escapam do mundo real para um mundo virtual (“Escape Reality”). Alguns encontram segurança em quartos puros e minimalistas (“Seek Sanctuary”). “Embrace Indulgence” oferece uma resposta nostálgica aos tempos incertos de hoje e envolve-o com beleza e luxo. E o desejo hedonista incondicional de brincar (“Pursue Play”) está provavelmente escondido em todos nós.

Já o novo “Trend Space “da Heimtextil “convence com mundos interactivos e tácteis de experiência. Os visitantes são divertidamente inspirados, envolvidos e motivados para se familiarizarem com os conceitos futuristas de design espacial”, diz Olaf Schmidt, Vice-Presidente de Têxteis e Tecnologias Têxteis da Messe Frankfurt, olhando para o futuro. Recorde-se que na edição deste ano mais de 80 empresas portuguesas marcaram presença nesta feira, num espaço de 5.755 metros quadrados. No total a Heimtextil 2018 recebeu 2.900 expositores internacionais.