IATA lança prémios Diversity & Inclusion

A IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo anuncia o lançamento dos IATA Diversity & Inclusion Awards, patrocinados pela Qatar Airways, que objectivam reconhecer e encorajar a excelência na indústria.

Os prémios vão estar divididos em três categorias com atenção para a liderança em diversidade de género e inclusão. O Prémio Inspirational Role Model será atribuído a uma mulher, com mais de 30 anos, que ocupe uma posição de destaque no sector e tenha tido um impacto significativo na aviação, através da sua contribuição para o negócio, bem como para a luta por uma maior diversidade de género.

O Prémio High Flyer foi projectado de modo a reconhecer uma das colaboradoras femininas, com menos de 30 anos, que tenha começado a desenvolver a sua carreira na aviação e que através do seu trabalho inspirador tenha atingido uma posição de topo. O Prémio Diversity and Inclusion Team reconhecerá uma companhia aérea que tenha mostrado uma mudança tangível resultante do seu trabalho relacionado com a diversidade e inclusão.

As nomeações para os prémios já estão abertas no site da IATA, até 31 de Março. Os nomeados serão, então, avaliados por um painel independente de especialistas internacionais. Posteriormente, a primeira cerimónia de entrega destes prémios vai realizar-se no decorrer da IATA’s 75th Annual General Meeting and World Air Transport Summit, de 1 a 3 de Junho, em Seoul, Coreia do Sul.

“A aviação é o Negócio da Liberdade”, atesta Alexandre Juniac, director-geral e CEO da IATA, para continuar: “A essência da aviação é construir uma comunidade global ao ligar pessoas, negócios e culturas. Dez milhões de pessoas trabalham na indústria da aviação para que isto aconteça. É importante que esta força de trabalho reflicta a incrível diversidade e inclusão que promove na nossa sociedade. Ao lançar estes prémios queremos reconhecer e celebrar o grande trabalho que vem a ser feito para levar a indústria até ao futuro”.

A companhia aérea Qatar Airways é a patrocinadora destes prémios, sendo que cada categoria está associada a um prémio monetário no valor de 25.000 dólares (cerca de 22.000 euros), atribuído ao vencedor ou a uma instituição de caridade que trabalhe com projectos de diversidade e inclusão à sua escolha.