IATA: tráfego com crescimento sólido em Abril

Os resultados globais do tráfego aéreo no passado mês de Abril foram publicados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, mostrando um crescimento de 4,3% comparativamente ao mesmo mês de 2018.

Em Abril de 2019 a capacidade e a taxa de ocupação cresceram 3,6% e 0,6 pontos percentuais, respectivamente, com esta última a fixar-se nos 82,2%. Na comparação entre Abril de 2018 e Abril de 2019 é preciso ter em atenção a data da altura em que foi celebrada a Páscoa, nomeadamente a 1 de Abril do ano passado e mais tarde nesse mesmo mês este ano.

Alexandre de Juniac, director-geral e CEO da IATA, explica que “o crescimento do tráfego foi sólido, mas não excepcional”, sendo que “impulsionado por disputas comerciais e de tarifas o comércio global está em decadência e, como resultado, não vemos o tráfego a crescer ao mesmo nível que no ano passado”. “Ainda assim, as companhias aéreas estão a fazer um bom trabalho na gestão de utilização de aviões, o que leva a recordes de taxas de ocupação”.

O tráfego aéreo internacional cresceu 5,1% em Abril, comparativamente ao mesmo mês de 2018, com todas as regiões mundiais a registar subidas neste indicador, com as companhias europeias no topo da lista. Naquele mês a capacidade total aumentou 3,8% e a taxa de ocupação 1,1 pontos percentuais, para 82,5%.

Nas companhias aéreas da Europa o tráfego cresceu 8%, crescimento superior ao registado em Março (comparativamente a Março de 2018), de 4,9%. Embora seja o crescimento mais alto registado desde Dezembro de 2018, num base ajustada à época o crescimento desde Novembro do ano passado é de somente 1%. Em Abril deste ano a capacidade subiu 6,6%, com uma taxa de ocupação de 85,7% (+1,1 pontos percentuais).