Ikos Resorts quer investir 750M€ em Portugal e Espanha

A Ikos Resorts, empresa de origem grega com resorts de luxo com tudo incluído, manifestou intenção de investir 750 milhões de euros em Portugal e Espanha no âmbito da sua estratégia de expansão internacional.

Andreas Andreadis, CEO do Grupo Sani/Ikos, anunciou que “a nossa prioridade é expandir a exclusiva experiência de luxo com tudo incluído e conceito amplamente premiado Ikos Infinite Lifestyle para Portugal e Espanha”.

Entretanto, de acordo com Luis Herault, CEO da Ikos Iberia, “o nosso foco é encontrar produtos que nos permitam proporcionar aos nossos clientes a experiência Ikos”. Para tal, continuou, “precisamos de localizações com pelo menos 65.000m2, acesso directo à praia, onde pelo menos 300 quartos possam ser construídos, para além de acessos próximos a um aeroporto internacional”.

O grupo lançou um fundo de investimento com a Goldman Sachs AM, Oaktree Capital e Hermes GPE para o seu desenvolvimento e expansão internacional, que se focarão na primeira fase em Espanha e Portugal.

Em comunicado, a empresa indica que desenvolveu uma análise detalhada de possíveis oportunidades em Portugal e Espanha e anunciou que mais de 100 projectos estão a ser estudados de forma a iniciar-se o trabalho nos próximos cinco anos. Entre as principais opções, estão o Algarve, a Costa Mediterrânica espanhola e as Ilhas Baleares, com unidades Infinite Lifestyle, conceito que redefine a oferta de luxo com tudo incluído no Mediterrâneo.

A Ikos Resorts tem cinco resorts de luxo com tudo incluído num total de 1.804 quartos. Quatro deles ficam na Grécia: Oceania e Olivia, na Península Chalkidiki; Dassia em Corfu e Aria em Cos, que irá abrir em Maio de 2019. O quinto será em Estepona (Costa do Sol, Espanha) e irá abrir em Maio de 2020. O objectivo da empresa é continuar a desenvolver a marca nos destinos de topo em Portugal e Espanha. Apesar de, ao momento, a intenção ser encontrar propriedades para a sua aquisição e posterior reforma, a cadeia está a estudar outros modelos e a trabalhar com parceiros locais.

O primeiro projecto desenvolvido pela Ikos Iberia foi recentemente apresentado na Costa do Sol. Com um investimento de 150 milhões de euros, a empresa já começou a reconstrução do que será o futuro complexo de hotéis Ikos Andalusia. O projecto contempla 411 quartos espalhados por sete edifícios diferentes e mais de 3.000 m2 de área de piscinas, sete restaurantes temáticos geridos por chefs com estrelas Michelin, bem como uma adega com mais de 330 marcas de vinhos diferentes.