Ilha Terceira terá 11 ligações semanais internacionais no Verão

No Verão, a Ilha Terceira vai contar com 11 frequências semanais internacionais para as cidades de Londres, Paris, Amesterdão, Montreal, Boston, Oakland e Toronto. Marta Guerreiro, refere que “estas oportunidades devem ser aproveitadas e potenciadas em conjunto com o sector privado”, com o intuito de “agarrar e consolidar” estes novos fluxos turísticos.

A secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou que esta ilha “tem registado uma evolução notável nas dormidas”, com um crescimento de 75% entre 2015 e 2019. O ano passado o mercado nacional teve um peso de 55%, muito motivado pelas campanhas promocionais realizadas juntos dos operadores nacionais e rádios. Outro destaque vai para o mercado norte-americano, com um peso de 24% nas dormidas.

Registou-se, também, uma evolução da taxa de ocupação na hotelaria tradicional, acompanhada de um crescimento superior a 50% no RevPAR. No que diz respeito à sazonalidade, reduziu em 40% entre 2018 e 2019, sendo “o segundo valor mais baixo da região”, segundo Marta Guerreiro.

A secretária Regional salientou ainda que a ilha “regista um dos maiores aumentos relativos no que diz respeito ao número de camas”. O crescimento foi de 142% entre 2012 e 2019, comparado com o de 126% a nível regional. Frisou que os empresários têm estado alinhados com a estratégia do Governo, “apresentando projectos de enorme qualidade”. “Mais do que crescer em quantidade, o desafio é da qualificação do destino”, conclui.