Ílhavo quer afirmar-se como destino turístico acessível

Afirmar Ílhavo como um destino para todos, é o objectivo do projecto “Município de Ílhavo: Destino Turístico Acessível”, que representa um investimento de mais de 131 mil euros.

Decorreu terça-feira, em Ílhavo, uma sessão de Trabalho em Rede do Projecto AccessTUR – Centro de Portugal, promovida pela associação Accessible Portugal, a Turismo Centro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), com o apoio da Câmara Municipal.

De acordo com o município, esta sessão revestiu-se de “especial importância para a Câmara Municipal pelo reconhecimento do impacto social e económico da acessibilidade e da inclusão na vertente inovadora do turismo” em que está incluído o “Município de Ílhavo: Destino Turístico Acessível”. Financiado pelo Turismo Portugal, o projecto pretende diferenciar Ílhavo como um destino “melhor preparado para receber todas as pessoas, independentemente das suas capacidades funcionais”, conforme destacou a Vereadora com o Pelouro do Turismo e da Inclusão e Cidadania, Fátima Teles.

Dotado de um investimento na ordem dos 131.250 euros, o projecto “Município de Ílhavo: Destino Turístico Acessível” irá iniciar-se no Museu Marítimo de Ílhavo, o Navio-Museu Santo André e as Praias da Barra e da Costa Nova. Serão promovidas acções de remoção de barreiras de acesso à fruição turística; de desenvolvimento de serviços e ofertas mais inclusivos e acessíveis; de formação de equipas responsáveis pela gestão de recursos, com vista à prestação de um acolhimento de qualidade; e, ainda, de promoção e divulgação da oferta acessível a nível turístico no município.

As soluções a desenvolver combinam equipamentos a disponibilizar aos visitantes, de utilização geral ou adaptados, com informação em materiais multiformato (escrita simples, imagens com relevo, braille, multilingue, etc.); maquetes de localização dos espaços expositivos; conteúdos, actividades e brinquedos para crianças, com e sem deficiência; equipamentos de ajuda ao banho nas praias; informação clara e acessível nas praias.

O AcessTUR é um projecto de promoção do turismo acessível e socialmente inclusivo, gerido pela Accessible Portugal, com o apoio da Turismo do Centro e das oito Comunidades Intermunicipais que compõem o território. O objectivo é qualificar a oferta e a procura turística, desmistificar preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou necessidades especiais, e desenvolver potencialidades turísticas da Região.