Innovair 24 chega ao mercado para monitorizar o ar em áreas comerciais

A Innovair 24 acaba de ser apresentada ao mercado, num encontro que esta quarta-feira se realizou na Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. Uma empresa de tecnologia e inovação, que promete monitorizar em tempo real o ar que se respira em áreas comerciais.

O projecto, apresentado por Luís Rente, o engenheiro responsável pelo mesmo, começou a tomar forma em 2012, quando, segundo o mesmo “começámos a aperceber-nos que os equipamentos utilizados para medir o ar não parametrizavam todos os componentes”.

Em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria desenvolveram o Innovair, que é capaz de parametrizar os parâmetros físico químicos em tempo real: “De 10 em 10 segundos estamos a fazer medições e a enviar alertas para os clientes caso não correspondam ao exigido por lei”, explica o mesmo responsável.

A Innovair 24 fornece assim, um serviço feito à medida de cada cliente, que se inclua em áreas como Indústria, Saúde, Bibliotecas e Museus, Hotelaria, Centros Comerciais, Data Centers, Call Centers e Open Space.

Os aparelhos colocados para monitorizar o ar apresentam um design simples, não provocando qualquer “ruído de imagem” onde são inseridos e são capazes de monitorizar até 10 poluentes em contínuo (Compostos orgânicos voláteis, Dióxido de azoto, Dióxido de carbono, Formaldeído, Humidade, Monóxido de Carbono, Ozono, Partículas, Pressão e Temperatura).

Segundo Luís Rente, a colocação do número de aparelhos Innovair é calculada com base “numa fórmula apresentada na legislação em vigor, que é de 0,15 a raiz quadrada da área em questão. Por exemplo, um espaço de 400m2 requer a colocação de três aparelhos. A mesma legislação prevê ainda os locais onde podem ou não ser colocados”.

Quanto a preços, o mesmo responsável refere que este é um serviço que pode ser “contratado um dia, uma semana ou um mês e que tem preços a partir dos 450€, também dependendo se é um espaço aqui em Lisboa ou em Trás-os-Montes. A nossa solução possibilita que a empresa defina e leve a cabo uma estratégia proactiva de prevenção e manutenção da qualidade do ar para oferecer melhores condições de habitabilidade a funcionários e clientes.”

Através do site da empresa www.innovair.pt é possível visualizar os vários gráficos sobre a monitorização do ar.