INTUR quer fortalecer as relações entre Portugal e Espanha

Numa apresentação à imprensa, no decorrer da BTL, Alberto Alonso, director-geral da Feria de Valadollid, falou da importância da Intur – Feira Internacional do Turismo de Interior no estreitar das relações entre Portugal e Espanha.

A 23ª edição da feira, a decorrer entre 21 e 24 de Novembro deste ano, tem como objectivo reforçar o seu posicionamento como uma feira ibérica. Decorre novamente em Valadollid, capital da comunidade Castela e Leão, cujo terceiro principal mercado emissor de turistas é Portugal. Para Alberto Alonso “faz todo o sentido que a nossa feira continue a ser o ponto de encontro do turismo de interior dos nossos dois países”.

Na quinta e sexta-feira a Intur está reservada aos profissionais do turismo, abrindo as suas portas ao público em geral no fim de semana, de modo a promover os destinos directamente ao consumidor. Em 2018 a feira contou com 17.440 visitantes profissionais e outros 45.700 visitantes no sábado e domingo, num aumento de 4% relativamente à edição de 2017. Apresentou-se com 310 expositores de diferentes países, sendo que a representação portuguesa vem a crescer com o passar dos anos.

Portugal é um dos mercados mais importantes a marcar presença nesta feira anual, assegurada pela participação de entidades públicas e privadas ligadas directa e indirectamente ao sector turístico. As regiões de turismo do Porto e Norte, Centro de Portugal, cidades e municípios como Lisboa, Guarda, Guimarães, Figueira de Castelo Rodrigo, Barcelos, Gouveia, Pinhel, Loulé, a associação das Aldeias Históricas de Portugal e empresas como o Grupo Gala Sublotour, Hotel Daveira ou Água Hotel, fazem parte da mostra portuguesa na 23ª edição da Intur.

Na programação do evento em 2019 destacam-se os espaços da Intur Inovação, para empresas de tecnologia, Intur Academy, que promove a formação no sector, Corner de Experiências Únicas, onde decorrem apresentações de produtos e serviços, e a Intur Gastromarket, um espaço destinado ao público em geral que serve como uma mostra da gastronomia típica de diversas regiões, bem como a Intur Rural e Activo, onde são dadas a conhecer diferentes propostas de aventura e actividades ao ar livre.