IPDT: 43% dos portugueses vão gozar férias no Natal e fim de ano

Um estudo do IPDT revela que quatro em cada dez portugueses vão gozar férias no Natal e fim de ano de 2016, apesar de a maioria ter declarado que pretende ficar em casa, e pretendem escolher como destino o território nacional.

Os resultados representam um aumento de 5,7 pp no número de cidadãos nacionais que tenciona fazer férias fora de casa neste período, face a 2015.

Dos 43% que vão fazer férias no Natal e fim de ano, 78% tem intenção de ficar em Portugal em detrimento de viajar para fora. As regiões do Porto e Norte e do Centro surgem como destinos preferenciais, recolhendo 53% das preferências, seguindo-se Lisboa (14%) e Madeira com 11% das respostas. Estes resultados são semelhantes aos obtidos no período homólogo de 2015. Quanto a outros destinos escolhidos, destacam-se cidades europeias próximas, como em Espanha, Reino Unido e França.

A duração da estada das férias do próximo Natal/fim de ano concentra-se entre 2 a 3 noites, com 62% a viajarem em grupos de duas pessoas.

Os resultados do estudo apontam para que cada turista nacional gaste em média 209 euros, a que corresponde um gasto por noite e turista de 58 euros, com os valores a serem semelhantes aos apurados no mesmo período do ano anterior.

A tipologia de alojamento escolhida “é muito variável”, sobressaindo o alojamento particular (41%) e os hotéis (40%).