Islandesa Wow Air cancela voos e cessa actividade

A low cost islandesa Wow Air anunciou esta quinta-feira, 28 de Março, ter cessado toda a actividade. Em comunicado, a empresa anunciou que “todos os voos foram cancelados” e aconselhou os passageiros com bilhetes a tentarem arranjar voos noutras companhias.

“A Wow Air cessou operações. Todos os voos Wow Air foram cancelados”. Este é o aviso que se pode ler no topo da página oficial da companhia na Internet, onde a low cost presta algumas informações sobre os direitos dos milhares de passageiros afectados e o modo como eles podem obter mais informações.

A companhia aconselha os passageiros de pagaram os seus bilhetes com cartão de crédito a anularem o pagamento antes deste ser creditado na conta da transportadora aérea. Lembra também que aqueles que compraram bilhetes numa agência de viagens da União Europeia como parte de um pacote turístico, estão protegidos pela Directiva Europeia das Agências de Viagens que o ano passado entrou em vigor.

Na base do cancelamento das operações da Wow Air, companhia islandesa com sede em Reiquejavique, estão problemas económicos que a empresa não conseguiu sanar pelo fracasso do acordo que estava a tentar negociar, desde há quatro meses com a sua rival Icelandair e com um fundo de capital dos Estados Unidos da América (EUA).

Recorde-se que a companhia chegou mesmo a anunciar, em Novembro do ano passado, um acordo de fusão com a Icelandair que, após algumas semanas de conversações, entendeu que não estavam a ser dadas as condições necessárias para a realização da operação.

Fundada em 2011, a Wow Air que operava voos entre a Islândia, a Europa e a América do Norte, transportou o ano passado 3,5 milhões de passageiros. Nos primeiros nove meses de 2018 a companhia somou perdas na ordem dos 37 milhões de euros, antes de impostos.