ITB Berlin: edição de 2020 não é influenciada pelo coronavírus

A edição de 2020 da ITB Berlin decorrerá normalmente, entre 4 e 8 de Março, como inicialmente previsto. Embora casos de coronavírus já tenham sido identificados na Europa, em concreto na Alemanha, as autoridades locais dizem-se preparadas para lidar com quaisquer casos.

As autoridades locais emitiram um comunicado em que afirmam que a capital alemã está “muito bem preparada” para lidar com quaisquer casos de coronavírus. Por seu lado, a feira de turismo que decorre anualmente em Berlim atesta que “a segurança e saúde dos nossos expositores, visitantes e parceiros são as nossas prioridades”.

Assim, a ITB Berlin não prevê “quaisquer impactos” na realização da feira, mas introduziu algumas medidas com o intuito de reforçar a segurança de todos os participantes. Assim, vai contar com equipas médicas de resposta rápida, com profissionais que falem a língua inglesa, e outros profissionais médicos que estarão presentes na feira, para qualquer situação que possa surgir.

A ITB Berlin 2020 vai contar com estações de desinfecção de mãos em todas as entradas, para além de todas aquelas já instaladas nas casas de banho do certame. Verá, também, um aumento da frequência com que as instalações sanitárias serão desinfectadas ao longo do dia. Alerta, ainda, os seus visitantes e expositores para que usem o senso comum para se protegerem deste da mesma forma como se protegeriam de qualquer outro vírus da gripe.

Em comunicado, a feira de turismo assevera que a organização está a monitorizar a situação de perto e que está em contacto regular com as autoridades de saúde de Berlim. No vaso de haver alterações ao estado actual da propagação do vírus, a organização da feira terá em consideração as recomendações das autoridades locais e implementará todas as medidas recomendadas e apropriadas.

Por fim, a ITB Berlin aconselha que os participantes na feira, a decorrer daqui a duas semanas, sigam as instruções da Organização Mundial de Saúde, acessíveis no seu site. Alerta, também, os participantes a que sigam a ITB Berlin nas suas redes socais para actualizações e informações úteis.

Por outro lado, a ITB China, que originalmente decorreria entre 13 e 15 de Maio, em Xangai, foi indefinidamente adiada. A Comissão Nacional de Saúde da China emitiu recentemente um comunicado em que afirma que a situação referente ao vírus continua a ser “desafiadora”, com o desenvolvimento dos próximos meses a ser difícil de prever, pelo que a organização da feira decidiu adiar o evento. As novas datas do evento devem ser anunciadas em breve.