IV Cimeira do Turismo debate temas estruturantes para o turismo

O novo Aeroporto de Lisboa, a gestão dos destinos turísticos e o valor da marca Portugal, serão alguns dos temas em análise na IV Cimeira do Turismo, dia 27 de Setembro, em Lisboa. Organizada pela CTP, a Cimeira reúne um leque de oradores nacionais e internacionais e contará com a presença do Presidente da República e do Primeiro-ministro.

No Dia Mundial do Turismo, a Confederação do Turismo de Portugal organiza a 4ª edição da Cimeira do Turismo, este ano subordinada ao tema “O Turismo Primeiro: Sucessos do Presente. Desafios de Amanhã”.

“O turismo é uma actividade essencial ao desenvolvimento socioeconómico do nosso país, tem sido responsável pela criação de milhares de postos de trabalho, mais de 15 mil milhões de receitas em 2017 e com um impacto directo no PIB de quase 10%. O crescimento que evidenciou nos últimos anos obriga-nos a reflectir e a planear o futuro da actividade. Todas as opiniões e contributos são úteis e é essencial encontrar momentos de diálogo como a IV Cimeira do Turismo que irá constituir, com certeza, um verdadeiro espaço de partilha de visões e experiências bastante relevantes para o Turismo nacional”, refere Francisco Calheiros, presidente da CTP.

A sessão de abertura conta com as presenças do Primeiro-ministro, António Costa, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e do Presidente da CTP, Francisco Calheiros, seguindo-se a intervenção do Comissário Europeu Carlos Moedas.

“Portugal sabe o Valor da sua marca?” é o tema do primeiro painel que será conduzido pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e em que intervirão vários jornalistas. Segue-se “A afirmação do Turismo no Espaço Europeu” que contará com intervenções de Eduardo Santander da European Travel Commission, Tim Fairhurst, director of Policy at European Tourism Association e Christian Gsodam, Adviser to the EU Council President. A manhã irá terminar com a intervenção da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

O painel sobre gestão dos destinos turísticos tem início às 14H45 com a apresentação do estudo da PWC, a que se segue a conversa entre o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado; Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto; o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo.

Depois de o presidente da Boyden, Fernando Neves de Almeida, responder à pergunta “Como atrair talento para o Turismo?” será a vez do painel “A urgência de um novo aeroporto para Lisboa” contará com a participação de Duarte Silva, coordenador do Projecto de Expansão Aeroportuária de Lisboa, Thierry Ligonnière, CEO da ANA, Jorge Ponce Leão, presidente da NAV, Antonoaldo Neves, presidente Executivo da TAP, e Luís Silva Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da ANAC.

Às 17h30, o presidente do Lloyds Banking Group, António Horta Osório, irá reflectir sobre Perspectivas Económicas para Portugal e Europa, intervenção a que se segue a sessão de encerramento que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Consulte o programa completo em: http://cimeiradoturismo.pt/