José Roquette: Alemanha e Inglaterra poderão ter segundas unidades Pestana

Nos próximos anos, as intenções de investimento internacional do Grupo Pestana vão concentrar-se na Europa e América do Norte, com algumas cidades europeias a poderem vir a receber uma segunda unidade da marca, revelou esta terça-feira, em conferência de imprensa, o administrador responsável pela área de desenvolvimento do Pestana Hotel Group, José Roquette.

Continuar a ganhar dimensão internacional é um dos objectivos que o Grupo Pestana leva muito a sério. Presente em 16 países de três continentes, a maior fatia do seu negócio hoteleiro faz-se ainda em Portugal, com 54%, mas a América Latina pesa já 26%. Relativamente a esta parte do mundo, a unidade prevista para o Uruguaia e o novo hotel no Brasil acabam por praticamente fechar um ciclo, muito embora José Roquette continue a assumir o desejo de o Grupo vir a ter mais uma unidade em Cuba, concretamente em Havana, algo que, no entanto, reconhecer ser “uma luta cada vez mais difícil”.

Porque nas contas do Grupo, a Europa e a América do Norte ainda têm um peso pequeno, de 8% e 2% respectivamente, é nestas regiões que se fará uma aposta reforçada nos próximos anos: “Queremos reforçar muito a nossa presença na Europa e na América do Norte, que vai dominar muito os objectivos de investimento do grupo nos próximos anos”, declarou José Roquette.

Daí que, para além das unidades que integram o plano apresentado, haja outras oportunidades a serem estudadas. “Paris ou Bruxelas seriam cidades onde gostaríamos de estar presentes”, confessa José Roquete, adiantando não estar também fora dos planos do Grupo a possibilidade de abrir uma segunda unidade em alguns destinos europeus: “Olhamos também para segundos passos que possamos dar quer na Inglaterra quer na Alemanha que são operações que têm corrido muito bem”. A propósito referiu ainda que “faria sentido ter um segundo hotel em Inglaterra, em Londres ou fora” como “teria sentido ter um novo hotel noutra cidade alemã”, confessando que Hamburgo foi já uma localização estudada.