Lançada em Coimbra 1ª licenciatura em Gastronomia

A licenciatura em Gastronomia foi lançada oficialmente esta quinta-feira em Coimbra, em sessão presidida pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. O novo curso, que arrancou com 20 vagas, é apresentado como único no país.

Trata-se de um projecto da Escola Superior de Educação (ESEC) que envolve um conjunto de parceiros como a Escola Superior Agrária, Escola e Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Escola Superior de Tecnologias da Saúde, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Turismo de Portugal.

Assistiram ao acto, que decorreu no auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, e a vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes.

Esta formação de 1.º ciclo pretende, segundo os promotores, dar resposta a uma nova necessidade formativa no ensino superior resultante das exigências socioeconómicas actuais, num mercado cada vez mais exigente e competitivo na oferta de recursos endógenos que salientem a identidade do espaço territorial.

O presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Rui Mendes, apontava recentemente a nova licenciatura em Gastronomia como “um modelo que a tutela deveria olhar com maior atenção” e que poderá “ser implementado em outras instituições de ensino”.