Les Roches Marbella apresentou-se em Lisboa

Numa masterclass em que muito se falou do crescimento do turismo e das alterações no sector da hotelaria, Carlos Diez de la Lastra, director-geral da escola, deu ontem a conhecer as mais-valias do ensino ali ministrado.
Sublinhando que a hotelaria é a segunda indústria do mundo e que na próxima década irá precisar de mais Produtos e Serviços5 milhões de profissionais altamente especializados, Carlos Diez considerou haver um mundo de oportunidades para aqueles que queiram fazer carreira no sector.
O responsável adiantou no entanto que estes novos profissionais têm que ser cada vez mais qualificados, com conhecimentos mais abrangentes, nomeadamente na área tecnológica porque “os empregadores buscam pessoas que pensem de forma criativa e inovadora” e que respondam de forma positiva às mudanças que estão a ocorrer no sector.
Hoje, disse, “a excelência de um hotel já não está nos objectos de luxo que coloca nos quartos, mas sim na capacidade de resposta às necessidades dos consumidores”, onde a tecnologia assume agora um papel primordial. Ao mesmo tempo “já não interessa tanto a atenção ao detalhe” porque isso é já uma obrigação, “o que interessa é surpreender” o cliente e para isso há que “inovar” e perceber as necessidades dos “novos nichos” como o turismo de saúde a que, afirmou, “Portugal devia dar mais atenção”.
Segundo o responsável, “as novas tecnologias e a sua aplicação ao turismo estão a transformar o mercado”. Daí a necessidade de profissionalizar o sector, de apostar cada vez mais na qualidade e capacidade dos recursos humanos, sendo este o principal objectivo da Les Roches: capacitar os alunos e dar-lhes as ferramentas necessárias para que possam responder às exigências da nova hotelaria.
Capacidade e eficiência na gestão de pessoal e no exercício das competências de direcção e liderança, domínio da comunicação, das tecnologias e de várias línguas são, conhecimento profundo de todas as áreas do hotel, do bar à cozinha, dos quartos à gestão, são algumas das exigências que se colocam aos novos profissionais e a que o ensino da Les Roches dá resposta.
M.F.